NOTICIAS    
 

 
 

Prefeito discursando na tribuna da Câmara durante a 1ª sessão ordinária de 2019

 
 

 

Tribuna da Câmara de Jandira recebe prefeito e oposição 

Ao garantir espaço às vozes dissonantes, instituição dá exemplo e reafirma seu compromisso com a democracia 

            A primeira sessão ordinária do ano, dada em 5 de fevereiro de 2019, contou com a presença do prefeito Paulo Barufi (PTB). O atual chefe do executivo prestigiou a reabertura dos trabalhos legislativos, agora conduzidos pela nova Mesa Diretora. Antes do intervalo regimental, o prefeito fez uso da tribuna por pouco mais de dez minutos, aproveitando o ensejo para tecer um breve balanço de sua gestão em 2018, bem como para discorrer sobre as próximas medidas a serem tomadas pelo governo.

            Dentre os avanços conquistados, Barufi salientou a reinauguração do restaurante popular Bom Prato, comemorada pela população, e a entrega do material didático e do uniforme escolar para os alunos da rede municipal de ensino, que acontecerá no início do ano letivo. Além disso, destacou ainda a melhoria do recapeamento asfáltico da cidade, com cerca de 11 km de vias recentemente pavimentadas, bem como a aquisição de novas viaturas para a Guarda Civil Municipal. Já na área da saúde, ele mencionou a futura inauguração da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), situada no Jardim Lindomar e feita em parceria com a União. “Gostaria de fazer um convite a todos vocês, porque no dia 9 de março nós vamos inaugurar a UPA, um equipamento da Saúde, novo, para atender melhor a população”, arrematou.

No que diz respeito a investimentos futuros, o prefeito listou as próximas providências do poder executivo, como a construção da nova sede da prefeitura, a contratação de mais guardas civis e agentes comunitários de saúde, a construção de mais creches e escolas, a instalação de iluminação LED, dentre outras iniciativas. “A população quer que a gente use bem o dinheiro público, com muito cuidado, com transparência e que também tenha serviço, tenha resultado”, defendeu ele.

Embora um tom otimista tenha permeado seu discurso, as limitações do município também foram abordadas. Segundo Barufi, as constantes comparações entre Jandira e Barueri, por exemplo, não são justas, dadas as suas diferenças orçamentárias. Ele desabafou: “Barueri tem 290 mil reais por habitante para investir durante o ano, na cidade de Jandira são apenas dois mil reais, mas mesmo assim nós conseguimos atender muito bem o nosso munícipe”. 

Oposição também garante fala 

No encerramento da sessão ordinária, numa importante e contínua manifestação do espírito democrático da Casa, Reginaldo Camilo dos Santos, mais conhecido como Zezinho, também subiu à tribuna na qualidade de presidente municipal do PT.  Ele utilizou seus dez minutos, a princípio, para celebrar a posse da nova Mesa Diretora e a abertura do ano legislativo. “Quero desejar boa sorte nesses dois últimos anos de legislação, independente às diferenças políticas, o mais importante é o respeito”, refletiu.

Eventualmente, o político aproveitou ainda para tecer críticas à atual gestão do poder executivo, questionando despesas e contratos da Saúde, além dos recentes vetos a projetos. De acordo com Zezinho, embora tenha trabalhado, no passado, por quase quinze anos na Câmara Municipal de Jandira, nunca presenciou tantos vetos a projetos encaminhados por parlamentares ao executivo, reforçando que é preciso que haja respeito entre os poderes e se firmando no papel de oposição.

 
Últimas Noticias