HISTÓRIA DE JANDIRA    
     

A história da cidade de Jandira está ligada à vinda de imigrantes europeus com a predominância de italianos, ao desenvolvimento da Estrada de Ferro Sorocabana e ao trabalho e esforço de gente humilde e trabalhadora, que não mediu esforços na luta pela emancipação política e pelo desenvolvimento do município na primeira metade do século XX.Jandira era um distrito que pertencia à cidade de Cotia.

 A idéia de emancipação político-administrativa começou a ter força em decorrência natural do crescimento na década de 50.  A Europa estava falida devido às conseqüências da guerra e o Brasil inspirava a esperança de vida nova. A nação brasileira passava por um grande impulso de industrialização. Já se pensava na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, no planalto central. Os novos distritos passaram a reivindicar autonomia.

Os vereadores da época, Oswaldo Sammartino, Clécio Soldé e João Barbosa, lideraram um abaixo-assinado para apressar o processo de emancipação, pois grande parte dos moradores eram indiferentes à questão. Alguns manifestavam-se frontalmente contra a emancipação. Também havia os que preferiam a anexação de Jandira ao município de Barueri, que já se encontrava emancipado na época.Outros da região de Itapevi lutavam para anexar as terras jandirenses.

 Dessa forma, no dia 8 de novembro de 1963, a Assembléia Legislativa emitiu o parecer favorável à realização de plebiscito de consulta à população do território compreendido pelas divisas do distrito de Jandira a que se pretende elevar à categoria de município. A data escolhida foi o dia 8 de dezembro. Após a abertura das urnas constatou-se que dos 411 eleitores, 303 votaram a favor da emancipação, garantindo o sonho tão desejado pela Comissão e pelo povo que almejava a emancipação de Jandira.

 

      leia mais