Legenda da Imagem: Parlamentares se reuniram com o Conselho Gestor de Saúde da cidade

Reunião debateu o avanço da doença na região, bem como as iniciativas a serem adotadas pelo poder público jandirense a fim de minimizar suas consequências

 

No dia 17 de março de 2020, após o primeiro registro do novo coronavírus no município, a Câmara Municipal de Jandira realizou uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e demais entidades ligadas à área. Na data, o cenário atual da pandemia no Brasil e no mundo foi discutido, assim como as próximas medidas a serem adotadas na cidade para conter sua disseminação.

A Dra. Ana Cláudia Barbosa Oliveira, coordenadora da Vigilância Sanitária e Saúde, ficou incumbida de orientar parlamentares e funcionários da área da Saúde sobre as características do vírus, sintomas da doença, meios de transmissão e formas de prevenção. A médica enfatizou que as principais armas contra o novo coronavírus são a higienização das mãos, seja com o uso de sabão ou álcool gel, e o distanciamento social temporário – preconizados tanto pelo Ministério da Saúde brasileiro, quanto pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Aproveitou a ocasião para aconselhar que, nesse momento, os munícipes evitem idas aos postos e prontos-socorros sem uma razão efetiva. Assinalou ainda que, apesar da apreensão inicial, a população em geral não precisa fazer uso de máscaras, uma vez que tal postura pode afetar a oferta de insumos médicos aos estabelecimentos de saúde. “A máscara é uma medida protetiva para o doente respiratório. Quais são os profissionais que devem usar a máscara? Só quem tem contato direto com o doente”, explicou.