Legenda da Imagem: Preocupação com doenças relacionadas à cegueira motivou PL do vereador Véinho

Mês contará com ações de caráter informativo com o intuito de prevenir e combater os diversos tipos de cegueira

O Projeto de Lei 63/19, elaborado pelo vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, passou pela Câmara Municipal de Jandira com 11 votos favoráveis na 37ª sessão ordinária, realizada em 19 de novembro de 2019. A propositura, que agora segue para a apreciação do prefeito Paulo Fernando Barufi da Silva (PTB), institui em Jandira o mês Abril Marrom, alusivo ao combate à cegueira.

“É uma questão de conscientização. […] Muita gente não dá atenção, mas a cegueira está aí: eu tenho um irmão que é cego. Hoje, a procura por oftalmologistas, de pessoas que estão com a vista ruim e nem sabem que têm uma doença, é muito grande. Esse projeto é para que nós possamos, no mês de abril, lembrar que temos que dar uma atenção maior para a questão cegueira”, desabafou em plenário.

De acordo com o texto, as comemorações relativas ao Abril Marrom serão realizadas anualmente no mês de abril. Além de mutirões de exames preventivos, a iniciativa pretende estimular a prevenção e o combate aos diversos tipos de cegueira por intermédio de campanhas e ações de caráter informativo.